Curso de Formação em Orientação Profissional e Coaching

Home > Cursos > Curso de Formação em Orientação Profissional e Coaching
O Curso de Formação em Orientação Profissional e Coaching tem por objetivo formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e a trabalhar com as práticas de orientação e coaching, favorecendo a ampliação da consciência do orientando, seu desenvolvimento e atingimento de metas profissionais.

FORMAÇÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E COACHING

 
OBJETIVO: Formar profissionais com uma visão crítica e abrangente da realidade do mundo ocupacional e a trabalhar com as práticas de orientação e coaching, favorecendo a ampliação da consciência do orientando, seu desenvolvimento e atingimento de metas profissionais.

METODOLOGIA: O curso se desenvolve dentro de uma metodologia teórica e prática com aulas expositivas, leituras de livros, atividades e textos complementares, debates, discussões em grupo, seminários, vivências de técnicas, dinâmicas, jogos, e testes projetivos.

A conclusão do curso se dá através de certificado com exigência mínima de 75% de presença nas aulas e com apresentação de TCC.

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos, estudantes de psicologia, pedagogos e profissionais de áreas afins.

CARGA HORÁRIA: 128h presenciais

  • 96h de aula à 12 sábados
  • 32h à TCC (confecção de um artigo + roteiro de OP + roteiro de coaching) e  Supervisão

52h atividades complementares e estágio

Atividades complementares (textos e trabalhos) e  Estágio de OV e coaching.

TOTAL: 180h

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO 1

  • A abordagem gestáltica como modelo teórico para a orientação profissional.
  • Compreendendo a Orientação Profissional: O que é vocação? | O que é Orientação Profissional?
  • Aos vestibulandos: vivência da escolha profissional, influências no processo de escolha/crenças, temores e avaliação da escolha.
  • Análise histórica da orientação profissional.

MÓDULO 2

  • Anamnese: modelos de entrevistas iniciais e técnicas de apresentação.
  • Autoconhecimento no processo decisório.
  • Técnica de ansiedade frente ao vestibular.
  • Técnicas para levantamento das características pessoais, habilidades, interesses e vocações.

MÓDULO 3

  • A história do trabalho e os efeitos da globalização.
  • O trabalho e seu significado na sociedade contemporânea.
  • As diferentes gerações e sua relação com o trabalho.
  • A orientação profissional e seu compromisso social.

MÓDULO 4

  • Conceituação de grupo e introdução às técnicas
  • O emprego de jogos e técnicas para atendimento individual e de grupo.

MÓDULO 5

  • O papel da família no processo de orientação profissional.
  • História profissional da família como matriz dos projetos e antiprojetos dos jovens.
  • Genealogia da escolha profissional.
  • A família no processo de orientação.
  • A psicologia do projeto e a abordagem genealógica da escolha profissional: genoprofissiograma – fundamentos teóricos e abordagem prática.
  • Conhecimento da realidade: informação profissional.

MÓDULO 6

  • Orientação Profissional: do ensino fundamental aos já graduados.
  • Orientação Profissional clínica, escolar e nas organizações.
  • O ingresso em uma universidade e a permanência nos ensinos técnicos.

MÓDULO 7

  • Reorientação profissional destinado aos jovens universitários, na escolha da carreira e a inserção nas novas relações de trabalho.
  • Investigação sobre os determinantes da 1ª escolha profissional.
  • O que é carreira e qual a contribuição da Orientação Profissional para definição e planejamento da mesma.
  • Técnicas sobre planejamento de carreira.

MÓDULO 8

  • Programa de orientação para aposentadoria – fundamentos teóricos e abordagem prática.

MÓDULO 9

  • O que é coaching?
  • Introdução: história e principais conceitos.
  • Competências essenciais de um coach.
  • A técnica de coaching.
  • Principais ferramentas.
  • DISC: aprendendo a metodologia deste teste comportamental para aplicação e devolutiva.
  • Coaching de carreira x Orientação Profissional

MÓDULO 10

  • ESTUDOS DE CASOS – vinculando aspectos teóricos e práticos estudados durante a formação.

MÓDULO 11

  • Montagem do projeto

MÓDULO 12

  • Apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).
  • Avaliação do curso.

 COORDENADORAS

Eunice Gonçalves – CRP 05/30448 – Psicóloga formada pela UVA (Universidade Veiga de Almeida), com especialização em: Gestalt-terapia UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Orientação Vocacional pelo Instituto do Ser, Terapia de Família pela UCAM (Universidade Cândido Mendes) e Arte Terapia pelo Ateliê de Artes e Terapias. Coach Pessoal e Profissional formada pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching).  Coordenadora do Espaço Terapêutico PSI.  Coordenadora e docente de cursos de formação de psicólogos em: Gestalt-terapia, Terapia de Casal e Família, e Orientação Vocacional.

Fabiana Abath – Graduada em Comunicação Social pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), com Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes, MBA em Gestão de Pessoas pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e especialização em Orientação Vocacional pelo Espaço Terapêutico PSI.  Coach Pessoal e Profissional formada pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) e Analista Comportamental DISC.  Profissional com treze anos de experiência nas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, especialista em desenvolvimento humano.

Veja todos os nossos cursos